sábado, maio 09, 2009

Rotíferos

Com certeza estou cursando uma das matérias mais trabalhosas da minha vida acadêmica nesse semestre. Essa matéria, de nome Zoologia de Invertebrados, está me apresentando um mundo de indivíduos no mínimo intrigantes, e um deles são os rotíferos!

Minha intenção não é dar uma aula sobre rotíferos, e sim apresentar eles à vocês. Rotíferos vem do grego "aqueles que tem roda". Eles recebem esse nome por causa deuma estrutura em sua fronte chamada corona. As coronas são complexos de cílios que quando batem, dão a impressão de estarem girando como uma roda. Essa estrutura tem a função de movimentar a água em volta deles para que os nutrientes entrem em sua faringe. Alguns deles são canibais ou comem "qualquer coisa" que entra pela faringe e possa ser aproveitada.

Outra estrutura que eles aprensentam é uma cutícula que pode ser modificada em lórica, ou seja, um conjunto de placas seguimentadas para proteção contra predadores. Essas placas podem aproximar eles evolutivamente dos artrópodes aquáticos.

O ambiente dos rotíferos podem ser desde poças de chuva até lagos. E um outro fato interessante, é que eles conseguem entrar em uma espécie de hibernação quando o ambiente é desfavorável, e existem relatos de que eles conseguem ficar muitos meses nessa forma.

Um comentário:

John, O Lobo disse...

Cara, to sem tempo pra procurar os links, mas tem um artigo do richard dawkins que fala sobre animais com rodas. Vc tb pode procurar por animais com rodas no scienceblogs, acho que no 100nexos. Temuns textos muito interessantes sobre isso ;D