terça-feira, agosto 04, 2009

A milenar "guerra" entre irmãos mais novos e mais velhos...

Essa talvez seja uma das mais antigas rivalidades da história da raça humana, perdendo apenas para a mais que clássica guerra dos sexos.

Hoje eu estava conversando com minha amiga Natasha sobre isso. Ela disse que eu sou muito competitivo, daí eu fui explicar como atingi tal patamar.

O que vou relatar aqui, está sob minha ótica, ou seja, a ótica de um irmão mais velho, porém tentando não tomar muito o partido de ninguém.

Numa abordagem mais psicológica, temos algo relativamente simples, quando você é filho único você tem toda a atenção da mulher amada, no caso sua mãe, entretanto, quando você perde essa condição de filho único, automaticamente toda atenção também é perdida.

A chegada do irmão mais novo é quase o fim do mundo, porque ele é o centro das atenções, tomando o posto que anteriormente era seu. Com isso você acaba buscando formas de reaver a atenção como fazer mais barulho, dar problemas, não querer comer ou seja lá qual for o modo que você invente para mendigar um pouco de atenção.

O meu método foi bem simples, um boletim rechado de notas 10! Eu não sabia o poder que o 10 tem, daí inconcientemente cheguei a conclusão de que tirando 10 eu tenho a atenção que eu havia perdido. Mas mal sabia eu no que isso ia dar, como eu sempre estava uma série a frente do meu irmão, acabei me tornando um parâmetro para ele, que embora ele conseguisse superar as vezes, ele sempre era mais cobrado que eu.

Talvez, seja aí que nasça essa "guerra", enquanto o mais novo sofre por sempre ser comparado ao mais velho, o mais velho se sente um rascunho do mais novo, primeiro porque todos os erros dos "pais de primeira viagem" não se repetem e porque o mais novo sempre tentará superá-lo em algum quesito.

Como acabar com essa "guerra", bom talvez nem a Super Nanny saiba!

Um comentário:

Pequeno Grande Homem disse...

Bom, ela nem sabe, e nem há como.

Aqui em casa minha irmã é a dona dos 10's da casa. Acredito que minha mãe trata minha irmã mais como uma neta do que como uma filha, mimo d+ que eu não tive. Em compensação sou mais independente que minha irmã =).

A guerra aqui em casa ja gerou socos e socos.