terça-feira, maio 25, 2010

SAVE THE PLANET??? WTF!!!

Bom, fazia muito tempo que eu não postava aqui, e provavelmente vou ficar um tempo sem postar denovo. Mas eu tenho passado por uma crise ideológica pesada. Sim amigos, uma p*ta de uma crise.


Como biólogo eu tenho que entender o funcionamento das relações dos seres vivos com os seres vivos, e dos seres vivos com o PLANETA. Quando entramos nessa área de 'relacionamento com o planeta' percebemos que os seres humanos não tem lá uma nota muito alta. CALMA isso aqui NÃO vai virar um texto de conscientização! Aliás, eu fujo desse tema como gato foge de água!

Vamos ser sinceros, somos hipócritas! Lemos todos os dias sobre catástrofes e não fazemos nada! E o pior, ainda queremos dizer para os outros FAZEREM algo. Meu principal questionamento é: Salvar o planeta? De quem? Você consegue responder essa aí leitor? As pessoas dizem que somos a escória do planeta, que destruimos ele todos os dias! Será mesmo? Minha opinião é que nós somos a coceira do planeta, um simples comichão no mindinho dele! Mudem os cartazes para "SAVE THE HUMANS!!!" e aí estará certo!

Sério, sempre tem um biólogo pra falar "essa espécie ta sendo extinta oun tadinhow, vamos salva-lo!" Ah fala sério!! Quantas milhares de espécies não foram extintas nesses milhões de anos! O nome disse é SELEÇÃO e foi descrita por Darwin. "Não RamX, você tem que entender que nós estamos impactando o planeta e nunca antes foram perdidas tantas espécies em um espaço de tempo tão curto" Ah tá! Agora nós somos mais vorazes que um tal meteorito que acertou a Terra com o impacto de não sei quantas bombas nucleares de Hiroshima!

Entendam, nós somos nada. Taquem uma bomba H no planeta e extingua a vida! O planeta vai estar aqui, e terá milhões e milhões de anos pra encontrar uma nova maneira de gerar vida. Se ele não gerar, talvez algum planeta em andrômeda o gere. Nós não precisamos salvar o planeta! Nós somos selecionados todos os dias pelo Planeta, somos uma espécie como qualquer outra, somos selecionados cruelmente, sempre foi assim: Nós agimos, ele responde. E quem compete melhor, continua sua jornada.

Veja isso, na época dos dinossauros, ter um tamanho favorável era ter 10m a 20m de altura/comprimento. Um certo impacto citado acima transformou isso, e tamanho favorável passou a ser centímetros de altura/comprimento. Veja que a linha de seleção mudou repentinamente e ainda deu lugar a outras especialidades, como o Intelecto! Imagina se os dinossauros não tivessem desaparecido, talvez os mamíferos nunca teriam se tornado seres intelectuais, caçados e excluidos todos os dias por um meio perigoso. Hoje em dia, sabemos que o meio (Terra) tem selecionado as espécies com mais capacidade intelectual para coloniza-lo. Mas parece que isso tem se transformado. Espécies com muito intelecto não tem conseguido entrar em um equilibrio saudável com a biosfera, e talvez o único equilibrio que exista sejam as diminuiçõesão ou mesmo extinção sua. E aí, quem sabe daqui a alguns milhares de anos o intelecto seja excluido da cadeia da evolução, dando lugar a um novo fator.

Se temos que conscientizar as pessoas sobre alguma coisa, é sobre a nossa própria extinção.

2 comentários:

William disse...

Bom, acho que antes de tudo, não podemos ter a audácia de querer concientizar ou sensibilizar alguém, ambos são processos internos e dependentes unicamente de cada pessoa. Sobre salvar o planeta, acho que ele não precisa ser salvo, ele tem seus próprios mecanismos de defesa (terremotos, tsunamis, erupções vulcânicas, ...), se a ameaça maior ao planeta se chama Homo sapiens, só tenho a dizer que não fazemos nem cócegas no planeta, pois basta uma erupçãozinha de um vulcãozinho +ou- e a Europa entrou em colapso...
Acho que o maior erro desse tipo de campanha é falar que a HUMANIDADE tem que salvar o planeta, simplesmente porque quando falam em humanidade, as pessoas não se sentem incluidas nela, desse modo as PESSOAS esperam que alguém que faça parte da HUMANIDADE (um cientista famoso ou um grande líder, por exemplo) resolva tudo, quando na verdade, cada um deve dar sua contribuição.

John, O Lobo disse...

Cara não sei se somos tão pequenos não. Individualmente sim, fazemos pouca diferença no planeta. Mas 6 bilhões de pessoas consumindo e destruindo, com a capacidade pra isso potencializada pelo nosso intelecto, fazem uma bela diferença.

Agora concordo com o Save humans, pq concordo com Arthur C. Clark, a coisa mais incrível do universo é a consciência, e precisamos conservá-la, salvando nossa própria espécie, contudo, isso passa por salvar (ou melhor, não destruir) o planeta, não?