<html>
<head>
<title>Hello World</title>
<script>
function hello(){
alert("Hello World");
}
</script>
</head>
<body>
<button onClick="javascript:hello();">Clique aqui</button>
</body>
</html>
Copie esse código, cole no bloco de notas ou no wordpad e salve como "hello.html". Abra no seu navegador aparcerá um botão assim:
A mágica do negócio: o que tem nesse código nada mais é que um texto marcado por tags, é algo bem similar ao BBcode, que é utilizado no orkut para formatação dos textos. Graças à essas tags é que vemos o conteúdo como ele deve ser apresentado. Entretanto o HTML é algo estático, inteligência vem através do Javascript (que apesar do nome, não tem haver com o java) que está inserido na tag script. Lá criamos uma função chamada hello(), que quando é chamada, irá chamar a função alert(), que está dentro dela. A função alert(), precisa de algo para trabalhar, um parâmetro (que está entre parênteses), nesse exemplo o parâmetro é estático ("Hello World"). Bioquimicamente falando, a função é como uma enzima que precisa de um substrato.
Beleza, temos a função, mas só isso não faz o browser exibir o alerta. Precisamos de um evento, que ative a função. No caso o evento foi o clique no botão (onClick), quando o botão é pressionado, a função é chamada e enfim temos o alerta de Hello World.
Espero não ter viajado muito na explicação, mas é basicamente isso que acontece.
Um comentário:
eol naum entendi potokas... mas percebi que vc manja do babado!!
Postar um comentário