quinta-feira, outubro 16, 2008

Hello World!

Vou falar um pouquinho de informática hoje, mas especificamente sobre programação, mas especificamente ainda sobre programação web. Este que aqui escreve fez um curso básico em uma dessas escolas profissionalizantes, da qual não farei merchan, após esse curso o resto do aprendizado veio na raça, minando minando apostilas, quebrando a cara e perdendo noites de sono. Pois bem, vou mostrar algo que quando vi pela primeira vez como era feito, fiquei com os olhos brilhando por muito e muito tempo. Sem mais delongas, vou mostrar como se faz um alerta no browser, mostro o código depois falo da mágica por trás ok? Então vamos lá mãos à obra.


<html>
<head>
<title>Hello World</title>
<script>
function hello(){
alert("Hello World");
}
</script>
</head>
<body>
<button onClick="javascript:hello();">Clique aqui</button>
</body>
</html>


Copie esse código, cole no bloco de notas ou no wordpad e salve como "hello.html". Abra no seu navegador aparcerá um botão assim:



A mágica do negócio: o que tem nesse código nada mais é que um texto marcado por tags, é algo bem similar ao BBcode, que é utilizado no orkut para formatação dos textos. Graças à essas tags é que vemos o conteúdo como ele deve ser apresentado. Entretanto o HTML é algo estático, inteligência vem através do Javascript (que apesar do nome, não tem haver com o java) que está inserido na tag script. Lá criamos uma função chamada hello(), que quando é chamada, irá chamar a função alert(), que está dentro dela. A função alert(), precisa de algo para trabalhar, um parâmetro (que está entre parênteses), nesse exemplo o parâmetro é estático ("Hello World"). Bioquimicamente falando, a função é como uma enzima que precisa de um substrato.

Beleza, temos a função, mas só isso não faz o browser exibir o alerta. Precisamos de um evento, que ative a função. No caso o evento foi o clique no botão (onClick), quando o botão é pressionado, a função é chamada e enfim temos o alerta de Hello World.

Espero não ter viajado muito na explicação, mas é basicamente isso que acontece.

Um comentário:

Will disse...

eol naum entendi potokas... mas percebi que vc manja do babado!!