terça-feira, março 17, 2009

Conciliando Evolução + Religião!

Que a religião e a teoria de Darwin não se entendem, a gente 'ta cansado de saber! Mas será que pode existir alguma forma de conciliação entre as duas? Ja vi gente dizer que não se pode misturar as duas, por uma ser religião e outra ser ciência; ja vi pessoas dizerem que a evolução funciona muito bem a partir do big bang, mas não antes dele(?), e assim defenderem as religiões; E ja vi gente dizer que deus não existe! Mas hoje eu colocarei aqui uma outra concepção (Não subestimando as que eu coloquei acima, é claro!)

Li sobre os trabalhos de Johann Theodor Müller - pioneiro em apoiar Darwin com fatos, ou seja, um estudo empírico sobre crustáceos que corroboravam a idéia da evolução; Smith, o qual escreveu um texto que é o ponto inicial para o estudo comparativo da religião; James Frazer, que levantou tese de que o pensamento humano evoluiu de um estágio mágico a um religioso, e por fim a um científico; e Tylor, estudioso do que ele chamou de evolucionismo cultural, onde ele acreditava haver uma base funcional para o desenvolvimento da sociedade e religião; e entendo que a conciliação está em um ponto onde incluímos a religião dentro da evolução do homem.

Os autores acima defendem o evolucionismo. Mas não somente como o evolucionismo biológico, das adaptações físicas, mas também como o evolucionismo cultural, das idéias e das maneiras de pensar. Assim, Frazer tomou a religião como uma das formas de pensar, quase como uma forma de ciência, mas não exatamente a ciência propriamente dita, pois a ciência seria o próximo estágio do pensamento humano. Smith também acreditava na evolução da religião, mas unida à cultura (o que não deixa de ter influência no campo científico, como Frazer defendia).

Então, é nesse ponto que se é possível ter uma maior aproximação entre os dois, pois não se tem algum tipo de exclusão nem das concepções religiosas e nem das evolutivas, visto que elas se encontram, evolutivamente, como uma linha de raciocínio contínua que se adaptou às novas descobertas humanas. O que antes era dito apenas como algo sobrenatural, hoje pode já ter alguma razão científica.

segunda-feira, março 09, 2009

Pedophile Mode On

Entendam porque:

terça-feira, março 03, 2009

Somos quem podemos ser.. Sonhos que podemos ter..

A vida é movida a sonhos. Sobre isso, poetas, escritores e pintores de todo o mundo ja escreveram e refletiram. E foi sobre isso que eu refleti, também, em uma dessas noites. Quando se é criança, criamos alguma imagem heróica de alguma profissão, e trilhamos um torto caminho para elas. Torto, porque às vezes vamos parar na profissão "errada", e foi o que aconteceu comigo.

Mas descobrimos que sonhos se renovam e renovam, alguns nem se perdem, mas outros são perdidos em algum lugar que não se chama esquecimento. Talvez nem exista um nome para esse lugar, mas ele se encontra entre o esquecimento e a frustração. Prefiro, esporadicamente, não olhar pra esse breu e seguir a trilha que se forma a cada passo que dou.

Quando eu era novinho, decidi que queria ser médico (minha mãe provavelmente decidiu por mim, mas enfim), e trilhei um tortuoso caminho que me fez parar na Biologia. Entre outros, sonhei ser músico, sonhei ser um gamer famoso, sonhei ser famoso, sonhei ganhar na mega sena; Esses foram os que eu tomei quando eu era novo.

O que realmente complica o fator "sonhar" é que nós não sabemos o que vai acontecer no futuro, e esse é um saber que se recebe após as frustações de sonhos passados. É verdade que hoje eu sonho com o pé atrás, ou melhor, com os pés no chão. E hoje, não sei me apaixonar como antes, e nem dar o mesmo valor que eu dava às coisas e às atitudes das pessoas.

E pra ser sincero, eu nem sinto falta! E é isso que eu sou (ou me tornei!). Não culpo ninguém. Como biólogo, vi que a vida é algo difícil até para a mais simples das espécies, e que o mundo não pode parar por causa de algum sonho"zinho" que se perdeu.


"Tudo que senti nesses dias, foi silenciado.
Porque minha boca, esta já fala outro idioma." Daniel Palmerio