terça-feira, março 17, 2009

Conciliando Evolução + Religião!

Que a religião e a teoria de Darwin não se entendem, a gente 'ta cansado de saber! Mas será que pode existir alguma forma de conciliação entre as duas? Ja vi gente dizer que não se pode misturar as duas, por uma ser religião e outra ser ciência; ja vi pessoas dizerem que a evolução funciona muito bem a partir do big bang, mas não antes dele(?), e assim defenderem as religiões; E ja vi gente dizer que deus não existe! Mas hoje eu colocarei aqui uma outra concepção (Não subestimando as que eu coloquei acima, é claro!)

Li sobre os trabalhos de Johann Theodor Müller - pioneiro em apoiar Darwin com fatos, ou seja, um estudo empírico sobre crustáceos que corroboravam a idéia da evolução; Smith, o qual escreveu um texto que é o ponto inicial para o estudo comparativo da religião; James Frazer, que levantou tese de que o pensamento humano evoluiu de um estágio mágico a um religioso, e por fim a um científico; e Tylor, estudioso do que ele chamou de evolucionismo cultural, onde ele acreditava haver uma base funcional para o desenvolvimento da sociedade e religião; e entendo que a conciliação está em um ponto onde incluímos a religião dentro da evolução do homem.

Os autores acima defendem o evolucionismo. Mas não somente como o evolucionismo biológico, das adaptações físicas, mas também como o evolucionismo cultural, das idéias e das maneiras de pensar. Assim, Frazer tomou a religião como uma das formas de pensar, quase como uma forma de ciência, mas não exatamente a ciência propriamente dita, pois a ciência seria o próximo estágio do pensamento humano. Smith também acreditava na evolução da religião, mas unida à cultura (o que não deixa de ter influência no campo científico, como Frazer defendia).

Então, é nesse ponto que se é possível ter uma maior aproximação entre os dois, pois não se tem algum tipo de exclusão nem das concepções religiosas e nem das evolutivas, visto que elas se encontram, evolutivamente, como uma linha de raciocínio contínua que se adaptou às novas descobertas humanas. O que antes era dito apenas como algo sobrenatural, hoje pode já ter alguma razão científica.

Um comentário:

John, O Lobo disse...

Embora, essa visão de um telos na história do pensamento humano venha sendo contestada, pois é complicado desligar a idéia de que a ciência está mais evoluída que a religião do esforço feito pelos modernos de legitimar seu modelo de racionalidade.