domingo, junho 29, 2008

Gametas ambulantes!

Atualizando apenas.

Hoje eu acordei e me lembrei de algumas coisas que uma professora minha "propôs" em discussão na turma. Basicamente foi falando sobre a maneira como a vida se dá, em meio a uma aula sobre reprodução. Não me lembro exatamente as palavras que ela usou, mas me lembro sim do o que ela quis explicar: Vejam bem, qual é a única parte física de nós que fica na terra quando morremos? Estou falando da única coisa que realmente vai ser "lembrada" pelo planeta, o DNA. Ele é a única parte de nós que vai continuar no planeta formando um pouco menos que a metade de um indivíduo (nos seres de reprodução sexuada). Continuando o pensamento dela: Percebam que há uma preocupação do nosso organismo em proliferar o DNA. Quando somos jovens e produzimos espermatozóides pra dar e vender (e alguns realmente vendem!!), somos bonitos, esbeltos, fortes e intensos (não generalize apenas para os humanos, muitas outras espécies são assim), mas quando vamos chegando na fase em que paramos de produzir nossos gametas, nós ficamos fracos, feios e lentos. Agora pense, por que então ter um organismo tão complexo quanto o nosso? Pra o que serve todo esse investimento? Apenas para manter o DNA daquele indivíduo na face do planeta.

"É necessaria uma definição do que é 'vida'... senão vira bagunça, uma folha de papel pode ser considerada um ser vivo se ela for posta numa máquina de xerox..."
- Léo Vines - em um debate no canal #ciência ,IRC.

2 comentários:

John, O Lobo disse...

Sua frase do dia chamou muita atenção!

Cara, discutir sobre o que é vida dá pano pra manga. É que nem discutir o que é inteligência, razão, pensamento e por aí vai.

Pequeno Grande Homem disse...

pano pra manga kkkkk

é complicado msm, por enquanto a gente divide o que é vivo como o que pode, de certa forma, driblar a entropia, e se organizar. =D