quinta-feira, junho 05, 2008

Indagando¿

Semestre acabando, e, bem, este é o final do meu primeiro semestre do curso de Ciências Biológicas na Católica. E eu estive observando com certo afinco uma matéria chamada Biologia Evolutiva, na verdade, teve uma coisa que me chamou muito a atenção que foi as maneiras as quais os organismos evoluem e a maneira como se dá o desenvolvimento das espécies.

Evoluir. O que é exatamente "evoluir"? Evolução tem sido comumente relacionada com frases como: "ser o melhor", "ser a espécie mais forte", "dominadora das outras". Mas a palavra correta para ser sinônimo de Evolução é Adaptação. Quando um organismo evolui, ele se adapta ao meio ao qual esta inserido.

Enfim, para toda evolução deve haver uma pressão evolutiva. A pressão Evolutiva é dada pelo meio no qual o indivíduo está, que seleciona (Sim, estou falando de Seleção Natural) os indivíduos mais adaptados.

Provavelmente você ja sabia de tudo que eu conceituei aí em cima, mas agora é que vem a parte interessante, leia isso e abaixo eu estarei concluindo todo o pensamento: Os artrópodes surgiram no periodo cambriano, dentro do evento da grande explosão da biodiversidade, chamado de explosão cambriana. Esse evento trouxe um número muito grande de predadores e presas, ou seja, a concorrência se tornou gigantesca e as espécies que eram predadas com mais facilidade, ou que não conseguiam alimento, eram extintas. Mas os artrópodes "nasceram", e com eles nasceu uma novidade evolutiva. Eles podiam se defender dos predadores com seu exoesqueleto de quitina, que aliás era bem leve e não dificultava sua locomoção, o que os tornava ótimos predadores também (outro tipo de novidade evolutiva naquela época eram as conchas dos moluscos, mas eram muito pesadas). Os artrópodes eram (e ainda são) um dos filos mais bem adaptados do planeta. O que eu quero, realmente, que você tire daqui é o seguinte: Graças à pressão evolutiva que a concorrência gerou, um indivíduo ancestral pôde procriar e passar seus genes adiante até a formação do filo Arthropoda. Veja que não é dificil entender a evolução dos artrópodes em geral, e o mesmo mecanismo pode ser atribuído a todos os filos do planeta terra (algum tipo de pressão evolutiva gerou os peixes, por exemplo).

E por falar em peixes, este aqui tem tudo a ver com o que mais me intriga na Evolução. Não consigo imaginar que tipo de pressão gerou essa camuflagem para esta espécie. E olha que ela é UMA de muitas que possuem camuflagens excepcionais. É estranho (pra mim, talvez não pra você) pensar que tudo isso que você esta vendo não traz ao menos aquodinâmica pro peixe, que é tudo uma camuflagem, e uma das melhores que esse planeta ja viu. Provavelmente ja exista na literatura a explicação dessas adaptações, mas enquanto eu não encontro continuo intrigado e instigado com elas.


“Vida é algo que se come, que se ama ou que é letal”
James Lovelock

Um comentário:

John, O Lobo disse...

Imagina a pressão biológica que fez nossos ancestrais desenvolverem cérebros maiores!
Tanto nossos cérebros quanto a pele estranha daquele peixe-leão acabam sendo uma forma de compensar nossa pouca força pra competir com outras espécies.